Os exaustores giratórios são produtos bastante comuns no mercado, utilizados como sistema de exaustão em diferentes empresas e ambientes. Porém, você já conhece o Exaustor Estático? Esta nova tecnologia não possui peças móveis e apresenta diversos benefícios, tanto para os consumidores quanto para quem vende esse tipo de equipamento.
Neste artigo, vamos falar sobre a segurança do Exaustor Estático, além da facilidade da manutenção e limpeza desse aparelho. Vamos explicar também como é o design do exaustor e o inovador sistema Click-fix. Acompanhe conosco!
O que é o Exaustor Estático?
O Exaustor Estático é uma tecnologia inovadora de exaustão do ar. Inclusive, diversas universidades conceituadas do Brasil já comprovaram a eficiência desse sistema.
O Exaustor Estático funciona pelo chamado “princípio de Venturi”. Ou seja, através dos ventos que entram pela aleta externa, o ar entra em choque com os ventos que estão vindo de dentro. Assim, é gerada uma baixa pressão e, consequentemente, a exaustão. Neste tipo de aparelho, a exaustão é constante mesmo na ausência de ventos fortes, pois ela ocorre pelo princípio da convecção.
Ainda, vale destacar que o Exaustor Estático também atua como um sistema de iluminação natural. Por meio de um polímero de alta tecnologia, o equipamento economiza energia elétrica ao aproveitar a luz solar de maneira eficiente. Afinal, a luz não é direcionada diretamente e sim de forma difusa.
Em suma, este aparelho representa um novo conceito de exaustão, que promove a renovação ininterrupta do ar interno e pode ser considerado como a revolução da exaustão eólica.
Como é a manutenção do Exaustor Estático?
Talvez você esteja se perguntando como é feita a manutenção do equipamento, pois realmente este é um aspecto que deve ser levado em consideração na hora de comprar qualquer tipo de aparelho. Porém, a boa notícia é que o Exaustor Estático exige fácil manutenção.
Isso acontece porque o sistema de exaustão estático não possui peças móveis. Dessa forma, ele não precisa de manutenção constante e também não apresenta nenhum tipo de ruído durante o seu funcionamento.
No caso do exaustor giratório, ao contrário do estático, a necessidade de manutenção é frequente, devido à natureza rotativa do equipamento e a existência de partes móveis. Os cuidados são complexos e variados. Por exemplo, é preciso realizar:
- Lubrificação periódica dos rolamentos e buchas;
- Substituição de aletas que podem se soltar com os fortes ventos;
- Inspeção periódica para verificar se houve desgaste no equipamento;
- Controle de ruído, ou seja, avaliar barulhos anormais, que podem significar problemas no exaustor.
Para se ter uma ideia, nós temos histórico de exaustores estáticos instalados há mais de 20 anos sem a necessidade de troca de peças. Mesmo assim, fazemos questão de oferecer 2 anos de garantia como segurança para os nossos clientes.
Limpeza do sistema de exaustão estático
A limpeza do sistema de exaustão também é um ponto importante de ser levado em consideração. Afinal, dependendo do aparelho, a limpeza pode ser extremamente trabalhosa.
- Os tradicionais exaustores giratórios acumulam sujeira nas pás e nas suas partes internas. Dessa forma, a limpeza regular é necessária para manter a eficiência do equipamento. E, por ter partes móveis, torna-se difícil limpar o aparelho, de modo que o processo pode envolver a desmontagem parcial do exaustor para limpeza das pás.
Já a limpeza do Exaustor Estático é simples e rápida. Ele é muito fácil de limpar porque conta com o exclusivo sistema Click-fix. Dessa maneira, mesmo sem nenhuma ferramenta, o próprio consumidor pode desmontar o equipamento de forma simples e executar a limpeza.
O Exaustor Estático é seguro?
Com os tradicionais exaustores do mercado, é preciso estar sempre de olho em eventuais questões de segurança. Isso porque as peças móveis dos exaustores giratórios tornam esses aparelhos potencialmente mais suscetíveis a problemas de segurança.
É necessário fazer a manutenção do equipamento de forma constante, pois as peças podem travar ou o próprio aparelho podem se soltar com ventos fortes, gerando prejuízos e acidentes. Também podem ocorrer problemas como fadiga do eixo, aletas, mancais e avarias nos rolamentos, bem como defeitos crônicos de respingos internos de água (chuva), além do efeito estroboscópico (piscante) dos raios solares.
Já o Exaustor Estático foi projetado para ter alta resistência. Afinal, nossa empresa também possui larga experiência no mercado agrícola, com a instalação de sistemas de exaustão específicos para silos e armazéns de grãos. Nesse tipo de ambiente, o sistema de exaustão não pode apresentar nenhuma falha sequer, pois uma quantidade mínima de água que entrar no silo pode acarretar prejuízos milionários.
Assim, o Exaustor Estático resiste às variadas ações do tempo, como ventos fortes, granizo e chuvas. Em relação à chuva, o Exaustor Estático possui um design hermético, que evita a entrada de água. A diferença de altura entre as venezianas com as aletas contrapostas entre si, bem como o formato do cone, impossibilitam que a água penetre.
Trata-se de um sistema de exaustão eficiente e seguro, com alta qualidade e durabilidade.
Conclusão
Neste artigo, foi possível perceber algumas das diferenças do Exaustor Estático em comparação ao exaustor giratório, principalmente no que se refere à manutenção, limpeza e segurança do equipamento. Devido ao sistema Click-fix e ao design do aparelho, o Exaustor Estático apresenta uma série de vantagens em relação aos tradicionais exaustores giratórios. Conheça mais benefícios do produto:
- Não é fixado com rebites que se soltam;
- Iluminação natural e eficiente;
- Não possui rolamentos e não gera ruído;
- Todas as partes metálicas em alumínio;
Seja um credenciado do Exaustor Estático
Trabalhe hoje mesmo com a melhor solução em exaustão e iluminação do mercado. Aumente seus ganhos através da revenda, sem necessidade de gastar com funcionários, maquinários, investimento em matéria-prima e manutenções constantes.